https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/4594750a-94b7-4fcb-bbbc-514e4d1295e3/74020b46-3a0c-1a51-2269-f8150a4b987d?origin=1
Posicionamento ESG 2030
Trabalhamos para ser o melhor parceiro do agricultor brasileiro na adoção de modelos produtivos sustentáveis, que maximizem a produtividade e a rentabilidade, aliadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento socioeconômico. Com isso, o Comitê de Sustentabilidade do AgroGalaxy recomendou ao Conselho de Administração uma revisão das Metas ESG para 2023, mantendo o Posicionamento e Compromissos-Chave para 2030.
Neste sentido, foram elencadas iniciativas prioritárias para contribuir com a estratégia do AgroGalaxy, de forma a:
Compromisso 1* Oferta sustentável
Oferecer soluções inovadoras com o melhor suporte técnico para agricultores adotarem protocolos mais sustentáveis, com ganhos de produtividade, rentabilidade e resiliência climática para a propriedade rural
Leia Mais
Compromisso 2 Preservação da Biodiversidade
Colaborar para a preservação da biodiversidade, apoiando o combate ao desmatamento, com ações para recuperação de áreas degradadas junto aos agricultores, inclusive por meio de educação, financiamento e modelos para pagamento por serviços ambientais, em parcerias com outras organizações.
Leia Mais
Compromisso 3 ESG na Cultura
Criar uma cultura organizacional inclusiva, que desenvolve e valoriza talentos, baseada nos pilares da Diversidade, Integridade, Inovação e Sustentabilidade, expandindo o alcance do AgroGalaxy para o desenvolvimento humano no campo e a qualidade de vida para as comunidades rurais.
Leia Mais
Meta 1: aumentar o faturamento com bioinsumos (R$ 320 milhões), crescimento de 40% vs. 2022.
Meta 2: reduzir em 25% a comercialização de produtos autorizados no Brasil, mas considerados como altamente perigosos pela OMS (zerar a comercialização até 2025).
*O alcance das metas 1 e 2 do Compromisso 1 refletem na remuneração variável de todos os colaboradores.
Meta 3: aprimorar o geomonitoramento das propriedades dos clientes, com foco em biomas prioritários:
- 2023 – Amazônia Legal (85%);
- Cerrado (50%).
- 2024 – Amazônia Legal (100%);
- Cerrado (80%).
- 2025 – Todos os biomas (100%).
Meta 4: lançar e implantar o Programa de Carbono para os clientes.
Meta 5: treinar 80% dos colaboradores em conteúdo ESG.
Meta 6: alcançar 17% de mulheres em posição de liderança.
Governança ESG
Em abril de 2021 foi divulgada a Política de Responsabilidade Socioambiental com direcionamento para todos os colaboradores de uma atuação em linha com a promoção de uma agricultura sustentável e contribuição com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 da ONU. Em novembro do mesmo ano, o Agrogalaxy tornou-se signatário do Pacto Global das Nações Unidas.
Ao final do ano, concluiu-se a revisão da Materialidade para considerar nas demandas do próprio negócio, as expectativas das partes interessadas. Estes temas foram relacionados aos compromissos chave, definindo-se metas corporativas em 2022, com iniciativas estratégicas e indicadores para o monitoramento dos resultados.
Temas Materiais
Impacto Socioambiental
Em outubro, foi aprovada a criação do Instituto AgroGalaxy, oficialmente lançado em fevereiro de 2022, com o propósito de “promover conhecimento, educação e inovação aplicada ao desenvolvimento sustentável no campo”. Com esse braço no terceiro setor, atuaremos de forma estruturada para viabilizar soluções em modelos de produção mais sustentáveis, equilibrando demandas ambientais e sociais e conectando os produtores rurais com ecossistemas de inovação.
Linha do Tempo
https://institutoagrogalaxy.org.br/
Em maio de 2022, a Companhia conquistou o selo bronze da EcoVadis, instituição reconhecida internacionalmente por avaliar a gestão de sustentabilidade das empresas.
Realização do 1º desafio do Instituto AgroGalaxy
Em outubro de 2022, o AgroGalaxy celebrou a conquista do Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, conquista inédita entre as empresas de varejo de insumos agrícolas.
Realização do 2º desafio do Instituto AgroGalaxy
Alcançou o score B no ranking Carbon Disclousure Project
Em janeiro de 2023, o AgroGalaxy emitiu Certificados de Recebíveis do Agronegócio (“CRAs”) para financiamento verde. A emissão é pioneira no setor de varejo de insumos agrícolas e visa apoiar produtores rurais na transição para uma agricultura sustentável, de baixo carbono e regenerativa. O programa inicia a sua primeira fase com a emissão de até R$ 25 milhões em CRAs qualificados como “de transição” pela Second Opinion da Nint e direciona recursos para até 25 produtores rurais ativos nas culturas de grãos, como soja, trigo, milho e café. O projeto deve abranger cerca de 10.000 hectares em áreas localizadas nos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.
Reconhecimentos
O AgroGalaxy também comemorou o reconhecimento do mercado de seus diferenciais rumo à contribuição perene para um futuro mais sustentável, equânime e ético.
Women on Board (WOB):
Em linha com o compromisso com a diversidade, o AgroGalaxy tornou-se em 2021 a primeira companhia do agronegócio brasileiro a ser certificada com o selo Women on Board (WOB), por ter três conselheiras em seu Conselho de Administração.
Selo bronze da EcoVadis:
O objetivo da metodologia EcoVadis é avaliar a qualidade do sistema de gestão de Responsabilidade Social Empresarial – por intermédio de suas políticas, medidas de implementação e resultados. Os 21 critérios de sustentabilidade dessa metodologia se baseiam em padrões internacionais, como os Princípios do Pacto Global, as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a norma da Iniciativa de Relatório Global (GRI), o padrão ISO 26000, e os princípios CERES. Para conceder a classificação, a EcoVadis avaliou as práticas adotadas em quatro grandes pilares: direitos humanos e práticas trabalhistas, ética, meio ambiente e compras sustentáveis.
AgroGalaxy conquista o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol
O AgroGalaxy celebrou em outubro a conquista do Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, conquista inédita entre as empresas de varejo de insumos agrícolas. O GHG Protocol é um programa reconhecido internacionalmente pelo desenvolvimento de metodologia de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE), sendo a categoria ouro o reconhecimento máximo concedido às organizações que apresentam o balanço completo de suas emissões, verificado por auditorias de 3ª parte.
Após ter respondido ao questionário de Mudanças Climáticas do CDP pela primeira vez, a Companhia alcançou o score B no ranking da organização internacional que analisa e reconhece os esforços de empresas na gestão dos impactos ambientais de suas atividades. O AgroGalaxy obteve a terceira mais alta pontuação, duas notas acima da média das empresas respondentes do setor na América do Sul e em âmbito global.
Relatório Anual
Pelo terceiro ano consecutivo, o AgroGalaxy publica Relatório Anual, neste ciclo em conformidade com a versão mais atual das Normas GRI, publicadas em 2021 e obrigatórias para os documentos emitidos a partir de 2023, além de atender parte das Normas Setoriais GRI 13: Agricultura, Aquicultura e Piscicultura, mapeadas ao longo do texto. O conteúdo abrange o período de primeiro de janeiro a 31 de dezembro de 2022, com informações dos desempenhos socioambiental, operacional e financeiro da Companhia, seguindo o processo de materialidade, realizado em 2021, com consulta aos stakeholders principais.
Traz ainda os avanços obtidos na estratégia, ancorada em práticas ESG e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) elencados como prioritários para os negócios e públicos de relacionamento do AgroGalaxy (as metas e os seus resultados estão elencados de forma interativa ao longo do documento). Assim, este Relatório é também instrumento de comunicação de progresso do Pacto Global, do qual a Companhia é signatária.
- 2023
- 2022
- 2021
- 2020