Relações com Investidores

ESG

Welles Clóvis Pascoal Welles Clóvis Pascoal CEO AgroGalaxy

“Estamos comprometidos em tornar ESG parte integrante da nossa estratégia e não algo à parte. É fundamental termos ações práticas que possam ser realizadas em todas as áreas da Companhia como algo orgânico e presente no dia a dia. Em 2022, assumimos compromissos-chave e metas com impacto na remuneração dos colaboradores.”

Mauricio Puliti Mauricio Puliti CFO AgroGalaxy

“Como consolidadores do setor de varejo agrícola, é função do AgroGalaxy ser referência de práticas ESG, subindo a barra para o setor como um todo. Ampliar o diálogo e a transparência sobre as nossas práticas é fundamental.”

Sheilla Maria Pereira Albuquerque Sheilla Maria Pereira Albuquerque VP Negócios e ESG

“Acreditamos no potencial transformador que temos pela nossa relação próxima e contato diário com os quase 25 mil produtores rurais que atendemos. Aí está o grande impacto ESG do AgroGalaxy levar soluções inovadoras aos nossos clientes para uma produção agrícola rentável com redução de impacto ambiental, porque a ideia não é só reduzir, mas também neutralizar e até torná-lo positivo com o tempo ”

Posicionamento ESG 2030

Trabalhamos para ser o melhor parceiro do agricultor brasileiro na adoção de modelos produtivos sustentáveis, que maximizem a produtividade e a rentabilidade, aliadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento socioeconômico. Com isso, alinhamos 3 compromissos chaves, cada qual com suas metas, que totalizam 10. Todas elas estarão atreladas à remuneração dos nossos colaboradores.

Soluções Inovadoras

Oferecer soluções inovadoras, com o melhor suporte técnico para agricultores adotarem protocolos mais sustentáveis, com ganhos de produtividade, rentabilidade e resiliência climática para sua propriedade rural.

Leia Mais

Preservação da Biodiversidade

Colaborar para a preservação da biodiversidade, apoiando o combate ao desmatamento, com ações para recuperação de áreas degradadas junto aos agricultores, inclusive por meio de educação, financiamento e modelos para pagamento por serviços ambientais, em parcerias com outras organizações.

Leia Mais

Cultura Organizacional

Criar uma cultura organizacional inclusiva, que desenvolve e valoriza talentos, baseada nos pilares da Diversidade, Integridade, Inovação e Sustentabilidade, expandindo o alcance do AgroGalaxy para o desenvolvimento humano no campo e a qualidade de vida para as comunidades rurais.

Leia Mais

x

 

Meta 1 – Aumentar o faturamento com biossoluções em 33% em relação a 2021

Meta 2 – Diminuir em 20% o volume de comercialização de produtos considerados pela OMS altamente perigosos, mas permitidos no Brasil, para zerar até 2025

Meta 3 – Lançar dois desafios pelo Instituto AgroGalaxy para soluções inovadoras de impacto socioambiental positivo no campo

x

 

Meta 4 – Aderir ao Programa Brasileiro GHG Protocol em nível Ouro: Inventário de GEE completo e verificado por terceira parte.

Meta 5 – Garantir o monitoramento em critérios socioambientais de 100% da carteira de clientes ativos em 2022.

Meta 6 – Implantar o Programa de Compras Sustentáveis

Meta 7 – Lançar uma linha de financiamento sustentável para produtores rurais comprometidos com o desmatamento zero.

x

 

Meta 8 – Implementar o Programa de Diversidade & Inclusão

Meta 9 – Treinar 50% dos colaboradores nas melhores práticas ESG

Meta 10 – Definir a Matriz de Riscos ESG integrada ao Riscos Corporativos

Governança ESG

Em abril de 2021 foi divulgada a Política de Responsabilidade Socioambiental com direcionamento para todos os colaboradores de uma atuação em linha com a promoção de uma agricultura sustentável e contribuição com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 da ONU. Em novembro do mesmo ano, o Agrogalaxy tornou-se signatário do Pacto Global das Nações Unidas.

Ao final do ano, concluiu-se a revisão da Materialidade para considerar nas demandas do próprio negócio, as expectativas das partes interessadas. Estes temas foram relacionados aos compromissos chave, definindo-se metas corporativas em 2022, com iniciativas estratégicas e indicadores para o monitoramento dos resultados.

Para um acompanhamento mais detalhado dos compromissos estabelecidos e monitoramento de atingimento das metas, contamos com o nosso Comitê de Sustentabilidade, formado pelos membros fixos:
– Tarcila Reis Corrêa Ursini (Conselheira independente, líder do Comitê de Sustentabilidade)
– Sebastian Marcos Popik (Presidente do Conselho de Administração)
– Welles Clóvis Pascoal (CEO Agrogalaxy)
– Sheilla Maria Pereira Alburqueque (VP Negócios e ESG Agrogalaxy)

Temas Materiais

 

Impacto Socioambiental

Em outubro, foi aprovada a criação do Instituto AgroGalaxy, oficialmente lançado em fevereiro de 2022, com o propósito de “promover conhecimento, educação e inovação aplicada ao desenvolvimento sustentável no campo”. Com esse braço no terceiro setor, atuaremos de forma estruturada para viabilizar soluções em modelos de produção mais sustentáveis, equilibrando demandas ambientais e sociais e conectando os produtores rurais com ecossistemas de inovação.

 

ESG - Destaques 2021/2022

Mar 21
Women on Board, recebimento do selo pela presença de três mulheres no Conselho

Três mulheres fazem parte do Conselho de Administração do AgroGalaxy desde dezembro de 2020. Elaine Schulze, engenheira, possui mais de 20 anos de experiência em finanças corporativas. Larissa Pomerantzeff, economista, atua há 20 anos em finanças e no agronegócio. Tarcila Ursini, advogada e economista, atua como conselheira de diversas companhias, com 22 anos de experiência em estratégia, inovação e cultura para sustentabilidade.

Mai 21
Publicação da Política de Responsabilidade Socioambiental

https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/4594750a-94b7-4fcb-bbbc-514e4d1295e3/a491ca70-e8fa-c914-dd85-677924b2d743?origin=1

Jun 21
Instalação do Comitê de Sustentabilidade, como instância de assessoramento ao CA

Tarcila Ursini; Sebastián Popik; Welles Pascoal; Sheila Pereira Albuquerque;

Set 21
Protocolos verdes iniciados no campo pela equipe TechA

Protocolos verdes iniciados no campo pela equipe TechA

Nov 21
Adesão ao Pacto Global da ONU

Adesão ao Pacto Global da ONU

Dez 21
Revisão da Materialidade com escuta ampla dos stakeholders

Revisão da Materialidade com escuta ampla dos stakeholders

Jan 22
Atualização da Política de Crédito com monitoramento de critérios ESG pela ferramenta Safe da Agrotools.

https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/4594750a-94b7-4fcb-bbbc-514e4d1295e3/74020b46-3a0c-1a51-2269-f8150a4b987d?origin=1

Fev 22
Inauguração Instituto Agrogalaxy

https://institutoagrogalaxy.org.br/

Reconhecimentos

O AgroGalaxy também comemorou o reconhecimento do mercado de seus diferenciais rumo à contribuição perene para um futuro mais sustentável, equânime e ético.

GPTW:

A Agro100 foi destacada pelo Great Place to Work (GPTW), com 93% dos colaboradores afirmando que a empresa é excelente lugar para se trabalhar.

Women on Board (WOB):

Em linha com o compromisso com a diversidade, o AgroGalaxy tornou-se em 2021 a primeira companhia do agronegócio brasileiro a ser certificada com o selo Women on Board (WOB), por ter três conselheiras em seu Conselho de Administração.

Selo Ecovadis:

Até dezembro de 2021 as companhias do AgroGalaxy (AgroTotal, Grão de Ouro e Rural Brasil) foram classificadas na categoria bronze na avaliação EcoVadis , plataforma global que reconhece internacionalmente as práticas socioambientais que integram o desempenho de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) das empresas.

Relatório Anual

O AgroGalaxy tem o prazer de informar que publicou o Relatório Anual para comunicar o desempenho de suas operações e os compromissos estratégicos alinhados à busca por sustentabilidade no agronegócio nacional. O documento foi elaborado em conformidade com as Normas da Global Reporting Intiative (GRI), opção Essencial, e aborda os avanços em relação a aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês), assumidos em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, este documento também atende à demanda de Comunicação de Progresso para empresas signatárias do Pacto Global. GRI 102-50 | 102-52 | 102-54

As informações apresentadas foram apuradas em entrevistas com representantes de áreas-chave da Companhia, considerando os temas materiais levantados em consulta com os principais públicos de relacionamento, validados pela Alta Administração