Relações com Investidores

Glossário

Glossário AgroGalaxy:

Alavancagem financeira (medida por Dívida Líquida/EBITDA) – A Alavancagem é uma técnica utilizada para multiplicar a rentabilidade por meio do endividamento. O nível de alavancagem da Companhia pode afetar adversamente sua capacidade de refinanciar seu endividamento existente ou captar recursos adicionais para financiar suas operações, limitar sua capacidade de reagir a mudanças na economia ou no setor do agronegócio e impedi-la de cumprir com suas obrigações previstas em seus instrumentos de dívida.

Barter (permuta) – Quando são vendidos insumos a prazo em troca de entrega de commodities, principalmente soja e milho, quando da colheita da safra. A relação de troca entre o valor devido em reais pelos clientes da Companhia e a quantidade de sacos de soja e milho a serem entregues à Companhia, é definida pelo preço da commodity no mercado, sendo as operações formalizadas com o cliente por meio de contratos de Barter.

CAGR – Compound Annual Growth Rate, ou taxa de crescimento anual composta, é a taxa percentual de crescimento constante em cada período para se alcançar o saldo final na comparação.

CRA – Certificado de recebíveis do agronegócio, são títulos de renda fixa lastreados em recebíveis originados de negócios entre produtores rurais e terceiros, abrangendo financiamentos ou empréstimos relacionados à produção, à comercialização, ao beneficiamento ou à industrialização de produtos, insumos agropecuários ou máquinas e implementos utilizados na produção agropecuária.
Nessas operações, as empresas cedem seus recebíveis para uma securitizadora, que emitirá os CRAs e os disponibilizará para negociação no mercado de capitais, geralmente com o auxílio de uma instituição financeira. Por fim, essa securitizadora irá pagar a empresa pelos recebíveis cedidos. Desse modo, a empresa conseguirá antecipar o recebimento de seus recebíveis.

CTV – Consultor técnico de venda, é o agrônomo de campo responsável pelo atendimento ao produtor rural, incluindo a recomendação e receituário de insumos agrícolas (fertilizantes, defensivos agrícolas, sementes, especialidades, etc), serviços financeiros e agrícolas, planejamento de safra, entre outros.

Defensivos – Entre os defensivos, o Agrogalaxy trabalha com fungicidas, herbicidas, inseticidas, óleos e espalhantes.
Os fungicidas são um dos mais utilizados no controle de fungos em plantações, atuam na prevenção, controle e cura da ação de fungos.
Os herbicidas atuam na dessecação de culturas para colheita ou formação de palhada e no controle de plantas daninhas.
Inseticidas atuam na prevenção e controle de insetos pragas. São muito importantes pois os danos causados são muito intensos, destruindo tecido vegetal em alta velocidade e, em todas as fases de desenvolvimento das culturas, com queda vertiginosa da produção em condições de controle ineficiente.

Digital Enabled – Transações viabilizadas por meio digitais, tais como, bot via whatsapp, aplicativo e site.

Dívida Líquida – Dívida líquida ajustada, considerada empréstimos e financiamentos, deduzido do caixa e equivalente de caixa e aplicações financeiras, bem como, obrigações com título securitizados CRA – Certificados de Recebíveis do Agronegócio – que são classificadas como dívida no Passivo circulante e refere-se a operações de títulos de clientes colocados no mercado para financiar o produtor rural. Assim como há a obrigação do passivo quando da emissão dos títulos do CRA, a Companhia adquiriu títulos e valores mobiliários, classificados no ativo não circulante, como cotas subordinadas que suportarão possível títulos não quitados da obrigação registrada no passivo. Desta forma, estão demonstradas as duas pontas: ativa e passiva e passivo de arrendamento de veículos e outros (máquinas).

EBITDA – Earnings Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization, lucro líquido adicionado das despesas com imposto de renda e contribuição social, resultado financeiro e depreciação. O EBITDA é considerado o indicador que mais se aproxima da geração de caixa das operações da Companhia, já que desconsidera impacto do resultado financeiro e impostos. Ademais, o AgroGalaxy entende que o EBITDA ajustado representa de maneira mais próxima a geração de caixa operacional e, portanto, mede e avalia de forma mais assertiva a capacidade operacional. Os ajustes no EBITDA desconsideram: (i)  ganhos ou perdas com variação no valor justo de commodities, uma vez que a marcação de valor justo no fechamento de cada exercício não afeta o caixa e não representam o resultado de compra e venda; (ii) variação cambial de operações de hedge realizadas com o propósito de proteção da receita ou do custo dos produtos; (iii) contraprestações pagas de arrendamento de imóveis (CPC 06(R2)/IFRS16) e receitas e/ou despesas não usuais (como, por exemplo, crédito extemporâneo, consultoria de reestruturação, despesas compartilhadas, fees de consultoria e gastos com M&A, oferta pública, pagamento baseado em ações de controlada); (iv) itens não-recorrentes e; (v) itens que não impactam o caixa, em que a Margem EBITDA ajustada é calculada na razão do EBITDA ajustado sobre a receita operacional.

ESG – Environmental, Social and Corporate Governance, traduzido do inglês: Ambiental, Social e Governança Corporativa, refere-se aos três fatores centrais na medição da sustentabilidade e do impacto social de um investimento em uma empresa ou negócio.

Especialidades – O Agrogalaxy realiza a venda de especialidades, cujo processo de produção é terceirizado com parceiros de confiança da Companhia. Uma das especialidades da cultura de soja são produtos que promovem total cobertura das partículas de Cobre (Cu), Enxofre (S) e Fósforo (P) na área foliar da planta. Ação sinérgica entre os três elementos (Cobre, Enxofre e Fósforo). Apresenta efeito antifúngico e bacteriostático, por induzir a produção de fitoalexinas (substâncias naturais de defesa), protegendo a planta contra doenças causadas por fungos e bactérias. Já na Cultura de milho, temos o fertilizante organomineral natural formulado a partir da fermentação de leveduras especiais.

LTM – Last Twelve Months, valores acumulados nos últimos doze meses. O LTM também é conhecido como 12 meses anteriores.

Lucro bruto e margem bruta – É a diferença entre a receita de uma empresa em relação aos seus custos variáveis, o lucro bruto ajustado: desconsidera os ganhos ou perdas com variação no valor justo de commodities e considera os ganhos ou perdas com variação cambial ajustados no EBITDA para fins de apuração da margem. Margem bruta é a diferença entre o lucro bruto e a receita líquida.

M&A (Fusões e aquisições) – Através das operações de M&A é possível expandir os negócios e o alcance de uma ou mais empresas, aproveitando o que cada uma faz de melhor, unindo esforços e construindo algo muito maior que a simples soma das duas operações. O Agrogalaxy, já mostrou capacidade comprovada de entregar crescimento orgânico combinado com expansão via M&A, com rápido processo de profissionalização de empresas familiares.
A Companhia foi formada a partir da aquisição de empresas líderes em suas regiões de atuação, notadamente duas empresas base, uma no cerrado brasileiro, a qual cresceu de forma orgânica para solidificar a sua presença na região, e uma no Sul/Sudeste, a qual cresceu de forma orgânica e, também de forma relevante através de aquisições, que visaram fortalecer a presença em regiões chave. Além disso, a Companhia também adquiriu empresas para implementar sua estratégia de verticalização da produção de semente de soja.

NDF – Non Deliverable Forward, é um contrato a termo de moedas, negociado em mercado de balcão e que tem o objetivo de estabelecer, antecipadamente, uma taxa cambial em uma data futura. Na data de vencimento, a liquidação é dada pela diferença entre a taxa a termo contratada e a taxa de mercado definida como referência.

Originação de grãos – Originação é o serviço de coleta e venda da soja e milho prestado aos produtores.
O sistema de originação de grãos tem como principal objetivo otimizar a demanda do decorrer do ciclo da nova safra por meio da administração, as principais operações auxiliadas pela originação são:

  • Compra;
  • Venda;
  • Armazenagem; e
  • Logística.

Sendo assim, o processo de originação atende a diferentes etapas da gestão agrícola, desde plantio e colheita da safra até estoque e armazenagem.
Nossas vendas são aproximadamente 30% em barter, o restante do volume de grãos é feito de originação pura, recebimento da lavoura e compra de lotes no mercado disponível.

PDD – O PDD e/ou Provisão para Devedores Duvidosos, refere-se a uma reserva de dinheiro feita pela empresa com foco em casos de inadimplência. Dessa forma, quanto maior for o risco de o cliente não pagar o que deve, maior deve ser o montante guardado pela empresa através da PDD. O Agrogalaxy possui um cronograma dos prazos dos títulos vencidos e a vencer, dessa forma, as contas a receber de clientes são baixadas quando não há expectativa razoável de recuperação. Os indícios de que não há expectativa razoável de recuperação incluem, entre outros: incapacidade do devedor de participar de um plano de renegociação de sua dívida com a Companhia ou de realizar pagamentos contratuais de dívidas vencidas há mais de 180 dias.

ROIC – É o retorno sobre o capital investido, ou seja, o Agrogalaxy informa qual a rentabilidade a empresa é capaz de gerar em razão de todo o capital investido, tanto próprio (patrimônio líquido), quanto de terceiros (dívida líquida).

Safra – Safra e/ou Safra de verão refere-se à safra de soja.

Safrinha – Safrinha e/ou Safra de inverno refere-se à safra de milho.

SG&A – Selling, General and Administrative Expenses, se refere a Despesas com vendas, gerais e administrativas, que é um dos principais custos de não produção apresentados na demonstração do resultado.

SSS Same Store Sales, traduzido do inglês: vendas nas mesmas lojas, é uma  métrica que mede a variação percentual das lojas com 2 anos ou mais, ou seja, mede o desempenho das lojas maduras do portifólio.

Swap cambial – O swap é um derivativo que serve para trocar posições – e indexações, de acordo com a avaliação e com o interesse do investidor para a operação. O swap cambial é um dos tipos de swap e é marcado, portanto, pela troca da variação cambial por outros indexadores do mercado financeiro.